SPEAK UP (Fala)
Class 1
Reflexive Pronouns
1- Can you say a sentence using a reflexive pronoun to show independence?
Você pode dizer uma frase usando um pronome reflexivo para mostrar independência?
2- Can you create a sentence using a reflexive pronoun to emphasize who performed the action?
Você pode criar uma frase usando um pronome reflexivo para enfatizar quem realizou a ação?
3- Can you give an example using a reflexive pronoun to describe an accidental action?
Você pode dar um exemplo usando um pronome reflexivo para descrever uma ação acidental?
Situação 1: O que aconteceu durante um passeio no parque?
A- Você viu um cachorro correndo atrás de um esquilo.
B- Um grupo estava tocando música ao vivo e você parou pra ouvir.
C- Você tropeçou em uma raiz de árvore, mas não se machucou.
D- Começou a ventar forte e suas coisas quase voaram.
Situação 2: O que aconteceu na sua última videochamada?
A- A internet caiu bem no meio da conversa.
B- Alguém esqueceu o microfone ligado e todos ouviram um comentário engraçado.
C- Você entrou na reunião errada por engano.
D- Seu fundo virtual bugou e ficou todo estranho.
Situação 3: O que fez você se atrasar recentemente?
A- Seu despertador não tocou e você acordou tarde.
B- Você perdeu a noção do tempo enquanto se arrumava.
C- Esqueceu onde colocou a chave e teve que procurar por um tempo.
D- O transporte demorou muito mais do que o normal.
Situação 4: Por que você teve que mudar de ideia sobre algo?
A- Uma informação nova fez você pensar diferente.
B- Alguém deu uma opinião que te fez reconsiderar.
C- Você percebeu que não teria tempo suficiente.
D- Os custos eram mais altos do que você esperava.
Bet
You’re saying you can’t finish this task today? Bet, I’ll do it in half the time.
Você está dizendo que não consegue terminar essa tarefa hoje? Pode crer, eu faço em metade do tempo.
Bougie
She only hangs out in VIP spots. She’s so bougie, it’s ridiculous.
Ela só frequenta lugares VIP. Ela é tão elegante/afetada, é ridículo.
Bussin'
This new burger place is bussin’! I can’t stop going there.
Esse novo hambúrguer é incrível! Não paro de ir lá.
Cancel
Everyone’s talking about him, I think it’s time to cancel him for good.
Todo mundo está falando sobre ele, acho que é hora de cancelá-lo de vez.
Clapback
I can’t believe she gave him such a strong clapback. She totally shut him down.
Não acredito que ela deu uma resposta ácida tão forte. Ela realmente o calou.
Cringe
That movie from the 90s is so cringe, but I can’t stop watching it.
Aquele filme dos anos 90 é tão vergonhoso, mas não consigo parar de assistir.
Dead / Died
You’re telling me that joke? I’m dead right now.
Você está me contando essa piada? Eu morri de rir agora.
Tell Us a Story:
CLIQUE EM UM BOTÃO ACIMA E ESCOLHA SUA AULA
SPEAK UP (Fala)
Class 2
Inversions
1- Can you say a sentence using inversion to show emphasis or surprise?
Você pode dizer uma frase usando inversão para mostrar ênfase ou surpresa?
2- Can you create a sentence with inversion to ask a question starting with a negative adverb?
Você pode criar uma frase com inversão para fazer uma pergunta começando com um advérbio negativo?
3- Can you give an example using inversion in a conditional sentence?
Você pode dar um exemplo usando inversão em uma frase condicional?
Situação 1: O que aconteceu enquanto você esperava em uma fila?
A- A pessoa da frente começou a conversar com você do nada.
B- Um atendente veio e abriu outro caixa, e você foi o primeiro a ser chamado.
C- Alguém tentou furar a fila e houve uma pequena discussão.
D- Você percebeu que estava na fila errada o tempo todo.
Situação 2: O que aconteceu quando você tentou organizar seu quarto?
A- Você encontrou coisas antigas que nem lembrava mais.
B- Começou animado, mas logo se cansou e deixou pela metade.
C- Achou um objeto perdido que procurava há dias.
D- Ao mover os móveis, acabou derrubando algo e teve que limpar tudo.
Situação 3: O que fez você ficar animado recentemente?
A- Recebeu uma boa notícia inesperada.
B- Alguém te elogiou por algo que você fez.
C- Conseguiu fazer algo que estava tentando há muito tempo.
D- Foi convidado para um evento que queria muito ir.
Situação 4: Por que você mudou sua rotina recentemente?
A- Quis experimentar algo novo e diferente.
B- Seus horários mudaram por causa do trabalho ou estudos.
C- Percebeu que sua antiga rotina não estava funcionando bem.
D- Começou a seguir uma dica de alguém que você confia.
DOPE
This new album is so DOPE! You have to listen to it.
Esse novo álbum é INCRÍVEL! Você tem que ouvir.
DOWN
I’m so DOWN for this party tonight! It’s going to be awesome.
Eu tô SUPER AFIM dessa festa hoje à noite! Vai ser demais.
DRIP
He’s always got the best DRIP, every outfit is fire.
Ele sempre tem o MELHOR ESTILO, toda roupa dele é top.
DUNNO
I DUNNO what happened, but I think they’re mad at me.
EU NÃO SEI o que aconteceu, mas acho que eles estão bravos comigo.
EXTRA
She’s being so EXTRA with that outfit, it’s just a regular day.
Ela está sendo tão EXAGERADA com essa roupa, é só um dia normal.
FINESSE
He managed to FINESSE his way into getting the best deal.
Ele conseguiu DAR UM JEITINHO de conseguir o melhor negócio.
FOMO
I have major FOMO because everyone’s at the concert but me.
Eu tô com uma baita sensação de PERDER ALGO porque todo mundo está no show, menos eu.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 3
Mixed Conditional
1- Can you say a sentence using a mixed conditional to talk about a present result of a past action?
Você pode dizer uma frase usando um condicional misto para falar sobre um resultado presente de uma ação passada?
2- Can you create a sentence using a mixed conditional to describe a past result of a present situation?
Você pode criar uma frase usando um condicional misto para descrever um resultado passado de uma situação presente?
3- Can you give an example using a mixed conditional to show a hypothetical present situation and its past consequence?
Você pode dar um exemplo usando um condicional misto para mostrar uma situação hipotética no presente e sua consequência no passado?
Situação 1: O que aconteceu durante uma compra online?
A- Você digitou o endereço errado e teve que corrigir depois.
B- O site travou bem na hora de finalizar o pagamento.
C- Recebeu um desconto surpresa no final da compra.
D- Comprou algo por impulso e se arrependeu logo depois.
Situação 2: O que aconteceu na sua última ida a um restaurante?
A- O garçom trouxe o pedido errado e teve que trocar.
B- A comida estava melhor do que você imaginava.
C- A conta demorou muito pra chegar e você ficou esperando.
D- Você experimentou um prato novo e adorou.
Situação 3: O que fez você se sentir orgulhoso ultimamente?
A- Conseguiu terminar algo importante que vinha adiando.
B- Ajudou alguém que estava precisando.
C- Superou uma dificuldade pessoal com esforço.
D- Recebeu reconhecimento de alguém importante pra você.
Situação 4: Por que você decidiu ficar em casa no fim de semana?
A- Estava precisando descansar um pouco.
B- Não apareceu nenhuma opção de passeio interessante.
C- Aproveitou pra colocar coisas em ordem.
D- O clima não estava bom pra sair.
GOAT
He’s the GOAT when it comes to basketball, no one can beat him.
Ele é o MELHOR de todos quando se trata de basquete, ninguém pode vencê-lo.
GUCCI
Everything’s GUCCI now, don’t worry about it.
Agora está TUDO CERTO, não se preocupe com isso.
HYPE
Everyone’s talking about that new movie, it’s all HYPE.
Todo mundo está falando sobre aquele novo filme, é só BOATO.
LIT
The concert last night was LIT! I had the best time.
O show de ontem à noite foi INCRÍVEL! Eu me diverti muito.
LOW-KEY / HIGH-KEY
I’m LOW-KEY excited for this weekend.
Estou SUPER ANIMADO para esse final de semana.
MOOD
That song is definitely a MOOD, it hits different.
Essa música é com certeza o ESTADO DE ESPÍRITO, ela toca de um jeito diferente.
SALTY
She’s so SALTY about losing the game, it’s hilarious.
Ela está tão CHATEADA por ter perdido o jogo, é hilário.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 4
Compound Adjectives
1- Can you say a sentence using a compound adjective to describe a person's appearance?
Você pode dizer uma frase usando um adjetivo composto para descrever a aparência de uma pessoa?
2- Can you create a sentence with a compound adjective to describe a place you like?
Você pode criar uma frase com um adjetivo composto para descrever um lugar que você gosta?
3- Can you give an example using a compound adjective to describe a feeling?
Você pode dar um exemplo usando um adjetivo composto para descrever um sentimento?
Situação 1: O que aconteceu durante uma ida ao banco?
A- O caixa eletrônico estava fora de serviço e você teve que esperar.
B- Havia uma fila enorme e demorou mais do que o esperado.
C- Você esqueceu um documento importante e teve que voltar outro dia.
D- Um atendente foi super prestativo e resolveu tudo rapidamente.
Situação 2: O que aconteceu quando você tentou fazer exercício?
A- Esqueceu de alongar e ficou com dor depois.
B- Acabou fazendo mais do que planejava porque se empolgou.
C- Percebeu que precisava de roupas ou tênis melhores.
D- Foi interrompido no meio e teve que parar.
Situação 3: O que fez você se sentir frustrado recentemente?
A- Algo deu errado mesmo com todo seu esforço.
B- Você teve que lidar com alguém impaciente.
C- Fez planos e tudo mudou de última hora.
D- Uma tarefa simples acabou levando muito mais tempo.
Situação 4: Por que você teve que sair às pressas de casa?
A- Percebeu que estava muito atrasado pra um compromisso.
B- Lembrou de algo urgente que precisava resolver.
C- Um amigo pediu ajuda e você foi rapidamente.
D- O clima mudou de repente e você queria evitar a chuva.
SAVAGE
He just roasted him like a SAVAGE, no mercy at all.
Ele simplesmente zoou ele como um MONSTRO, sem piedade nenhuma.
SHADY
That comment was so SHADY, I can’t believe he said that.
Aquele comentário foi tão MÁ OUSADIA, não acredito que ele disse isso.
SHIP
I totally SHIP them, they’re perfect together!
Eu TOTALLY SUPORTO eles, eles são perfeitos juntos!
SHOOK
I was SHOOK when I found out the news, didn’t expect that at all.
Eu FIQUEI CHOCADO quando descobri a notícia, não esperava nada disso.
SIMP
He’s such a SIMP for her, always doing everything she asks.
Ele é tão PUXA-SACO dela, sempre fazendo tudo o que ela pede.
SLAY
You’re SLAYING that outfit, you look amazing!
Você está ARRASANDO nessa roupa, você está incrível!
SNACK
He’s such a SNACK, every time he walks into the room, heads turn.
Ele é um LUXO, toda vez que ele entra na sala, as cabeças viram.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 5
Causative verbs
1- Can you say a sentence using a causative verb to talk about something you had done recently?
Você pode dizer uma frase usando um verbo causativo para falar sobre algo que você fez recentemente?
2- Can you create a sentence using a causative verb to describe something you want to have done?
Você pode criar uma frase usando um verbo causativo para descrever algo que você quer que seja feito?
3- Can you give an example using a causative verb to explain how you had something repaired?
Você pode dar um exemplo usando um verbo causativo para explicar como você fez algo ser consertado?
Situação 1: O que aconteceu durante uma conversa com um desconhecido?
A- A pessoa te confundiu com alguém que ela conhecia.
B- O papo foi tão bom que vocês trocaram contato.
C- Houve um mal-entendido e vocês riram depois.
D- A conversa te surpreendeu pela gentileza da pessoa.
Situação 2: O que aconteceu quando você tentou estudar ou se concentrar?
A- Vários barulhos atrapalharam sua concentração.
B- Seu celular ficou te distraindo o tempo todo.
C- Conseguiu render mais do que imaginava.
D- Precisou mudar de lugar pra conseguir focar melhor.
Situação 3: O que te deixou pensativo recentemente?
A- Uma conversa que trouxe um novo ponto de vista.
B- Uma lembrança antiga que voltou de repente.
C- Uma decisão que você precisa tomar em breve.
D- Uma notícia inesperada que mexeu com você.
Situação 4: Por que você decidiu mudar um hábito antigo?
A- Sentiu que aquilo já não fazia mais sentido pra sua vida.
B- Alguém te inspirou a tentar algo diferente.
C- Teve um motivo de saúde ou bem-estar.
D- Queria ver como seria experimentar uma nova rotina.
STAN
I totally STAN her music, she’s such a talented artist.
Eu sou MUITO FÃ da música dela, ela é uma artista tão talentosa.
SUS
That story sounds a bit SUS, I’m not sure I believe it.
Essa história soa meio ESTRANHA, não tenho certeza se acredito nela.
SWEET
That was such a SWEET gesture, I didn’t expect it.
Isso foi um gesto TÃO FOFO, eu não esperava.
TOTES
I’m TOTES excited for the weekend!
Eu estou SUPER animado para o final de semana!
SHIP
I totally SHIP them, they’re perfect together!
Eu TOTALLY SUPORTO eles, eles são perfeitos juntos!
SHOOK
I was SHOOK when I heard the news, I never saw that coming.
Eu FIQUEI CHOCADO quando ouvi a notícia, nunca imaginei isso.
DRIP
His DRIP is on another level, he’s always looking fresh.
O ESTILO dele está em outro nível, ele está sempre com um visual incrível.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 6
Future in the past
1- Can you say a sentence using "was/were going to" to talk about a future plan in the past?
Você pode dizer uma frase usando "was/were going to" para falar sobre um plano futuro no passado?
2- Can you create a sentence using "was/were supposed to" to describe an expectation that didn’t happen?
Você pode criar uma frase usando "was/were supposed to" para descrever uma expectativa que não
aconteceu?
3- Can you give an example using "was/were going to" to explain what you intended to do but didn’t?
Você pode dar um exemplo usando "was/were going to" para explicar o que você pretendia fazer, mas não fez?
Situação 1: O que aconteceu enquanto você esperava por alguém?
A- A pessoa se atrasou bastante e você quase foi embora.
B- Você acabou conhecendo alguém enquanto esperava.
C- Usou o tempo pra fazer algo produtivo no celular.
D- Achou que estava no lugar errado, mas não estava.
Situação 2: O que aconteceu na sua última ida ao shopping?
A- Você encontrou uma promoção que não esperava.
B- Se perdeu um pouco dentro do shopping e teve que procurar a saída.
C- Esqueceu onde tinha deixado o carro e demorou pra achar.
D- Foi só acompanhar alguém, mas acabou comprando algo também.
Situação 3: O que te deixou com vergonha recentemente?
A- Falou algo errado na frente de outras pessoas.
B- Esqueceu o nome de alguém que te cumprimentou.
C- Riu alto em um momento que estava tudo em silêncio.
D- Estava com algo estranho na roupa e só percebeu depois.
Situação 4: Por que você decidiu não participar de um evento?
A- Não estava se sentindo bem naquele dia.
B- Tinha outro compromisso no mesmo horário.
C- Achou que não era o tipo de evento que você iria curtir.
D- Preferiu economizar o dinheiro que gastaria indo.
BET
You’re saying you can’t finish this task today? BET, I’ll do it in half the time.
Você está dizendo que não consegue terminar essa tarefa hoje? PODE CRER, eu faço em metade do tempo.
BOUGIE
She only hangs out in VIP spots. She’s so BOUGIE, it’s ridiculous.
Ela só frequenta lugares VIP. Ela é tão ELEGANTE/AFETADA, é ridículo.
BUSSIN'
This new burger place is BUSSIN’! I can’t stop going there.
Esse novo hambúrguer é INCRÍVEL! Não paro de ir lá.
CANCEL
Everyone’s talking about him, I think it’s time to CANCEL him for good.
Todo mundo está falando sobre ele, acho que é hora de CANCELÁ-LO de vez.
CLAPBACK
I can’t believe she gave him such a strong CLAPBACK. She totally shut him down.
Não acredito que ela deu uma resposta ÁCIDA tão forte. Ela realmente o calou.
CRINGE
That movie from the 90s is so CRINGE, but I can’t stop watching it.
Aquele filme dos anos 90 é tão VERGONHOSO, mas não consigo parar de assistir.
DEAD / DIED
You’re telling me that joke? I’m DEAD right now.
Você está me contando essa piada? Eu MORRI de rir agora.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 8
Colours
1- Can you say a sentence using a color to describe something in your room?
Você pode dizer uma frase usando uma cor para descrever algo no seu quarto?
2- Can you create a sentence using a color to explain what your favorite clothes look like?
Você pode criar uma frase usando uma cor para explicar como suas roupas favoritas são?
3- Can you give an example using a color to describe the weather today?
Você pode dar um exemplo usando uma cor para descrever o clima de hoje?
Situação 1: O que aconteceu durante um trajeto de transporte público?
A- Você quase perdeu o ponto porque se distraiu.
B- Entrou no ônibus errado e teve que descer no meio do caminho.
C- Um músico entrou e começou a tocar algo animado.
D- Estava tão cheio que você mal conseguiu se mexer.
Situação 2: O que aconteceu quando você tentou ajudar alguém?
A- A pessoa agradeceu muito e isso te deixou feliz.
B- No fim, ela não precisava de ajuda, só parecia.
C- Acabou ajudando mais do que imaginava no início.
D- Teve dificuldade de entender o que a pessoa realmente queria.
Situação 3: O que te surpreendeu essa semana?
A- Uma mensagem inesperada de alguém que não falava há tempo.
B- Uma mudança repentina nos seus planos.
C- Alguém te elogiou por algo que você nem percebeu que fez bem.
D- Um convite de última hora para algo interessante.
Situação 4: Por que você se sentiu aliviado recentemente?
A- Terminou algo que estava te deixando ansioso.
B- Recebeu uma resposta que estava esperando há dias.
C- Percebeu que o problema era menor do que parecia.
D- Conseguiu resolver tudo a tempo, mesmo achando que não ia dar.
DOPE
This new album is so DOPE! You have to listen to it.
Esse novo álbum é INCRÍVEL! Você tem que ouvir.
DOWN
I’m so DOWN for this party tonight! It’s going to be awesome.
Eu tô SUPER AFIM dessa festa hoje à noite! Vai ser demais.
DRIP
He’s always got the best DRIP, every outfit is fire.
Ele sempre tem o MELHOR ESTILO, toda roupa dele é top.
DUNNO
I DUNNO what happened, but I think they’re mad at me.
EU NÃO SEI o que aconteceu, mas acho que eles estão bravos comigo.
EXTRA
She’s being so EXTRA with that outfit, it’s just a regular day.
Ela está sendo tão EXAGERADA com essa roupa, é só um dia normal.
FINESSE
He managed to FINESSE his way into getting the best deal.
Ele conseguiu DAR UM JEITINHO de conseguir o melhor negócio.
FOMO
I have major FOMO because everyone’s at the concert but me.
Eu tô com uma baita sensação de PERDER ALGO porque todo mundo está no show, menos eu.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 9
Indirect question
1- Can you say a sentence using an indirect question to ask about someone's name?
Você pode dizer uma frase usando uma pergunta indireta para perguntar o nome de alguém?
2- Can you create a sentence with an indirect question to inquire about the time?
Você pode criar uma frase com uma pergunta indireta para perguntar sobre a hora?
3- Can you give an example using an indirect question to ask where someone works?
Você pode dar um exemplo usando uma pergunta indireta para perguntar onde alguém trabalha?
Situação 1: O que aconteceu durante uma ligação inesperada?
A- Era alguém tentando vender algo e você desligou rápido.
B- Era uma boa notícia que você não esperava.
C- Você atendeu achando que era outra pessoa.
D- O sinal estava ruim e vocês mal conseguiam se entender.
Situação 2: O que aconteceu quando você tentou aprender algo novo?
A- No começo foi confuso, mas depois começou a fazer sentido.
B- Achou mais difícil do que imaginava.
C- Descobriu que gostava mais daquilo do que pensava.
D- Alguém te ajudou e facilitou bastante o processo.
Situação 3: O que te fez refletir nos últimos dias?
A- Um comentário que alguém fez sem querer.
B- Algo que você leu e ficou pensando depois.
C- Uma conversa profunda com alguém próximo.
D- Uma situação que te colocou no lugar do outro.
Situação 4: Por que você precisou mudar seus planos de última hora?
A- Surgiu um imprevisto que não dava pra ignorar.
B- Algo mais importante apareceu no mesmo horário.
C- A pessoa com quem você iria cancelou.
D- Você esqueceu de checar um detalhe essencial.
GOAT
He’s the GOAT when it comes to basketball, no one can beat him.
Ele é o MELHOR de todos quando se trata de basquete, ninguém pode vencê-lo.
GUCCI
Everything’s GUCCI now, don’t worry about it.
Agora está TUDO CERTO, não se preocupe com isso.
HYPE
Everyone’s talking about that new movie, it’s all HYPE.
Todo mundo está falando sobre aquele novo filme, é só BOATO.
LIT
The concert last night was LIT! I had the best time.
O show de ontem à noite foi INCRÍVEL! Eu me diverti muito.
LOW-KEY / HIGH-KEY
I’m LOW-KEY excited for this weekend.
Estou SUPER ANIMADO para esse final de semana.
MOOD
That song is definitely a MOOD, it hits different.
Essa música é com certeza o ESTADO DE ESPÍRITO, ela toca de um jeito diferente.
SALTY
She’s so SALTY about losing the game, it’s hilarious.
Ela está tão CHATEADA por ter perdido o jogo, é hilário.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 10
Infinitives
1- Can you say a sentence using an infinitive to talk about your plans for the weekend?
Você pode dizer uma frase usando um infinitivo para falar sobre seus planos para o fim de semana?
2- Can you create a sentence with an infinitive to express something you want to learn?
Você pode criar uma frase com um infinitivo para expressar algo que você quer aprender?
3- Can you give an example using an infinitive to explain a goal you have?
Você pode dar um exemplo usando um infinitivo para explicar um objetivo que você tem?
Situação 1: O que aconteceu durante uma reunião de trabalho?
A- O projetor não funcionou e atrasou a apresentação.
B- Alguém fez uma pergunta difícil e você teve que pensar rápido.
C- A reunião foi mais curta do que o esperado.
D- Teve um problema técnico com o áudio.
Situação 2: O que aconteceu na última festa que você foi?
A- Conheceu alguém interessante e trocaram contatos.
B- A música estava muito alta e era difícil conversar.
C- Acabou ficando até tarde e perdeu a hora.
D- Alguém derrubou bebida em você sem querer.
Situação 3: O que te deixou animado recentemente?
A- Recebeu uma boa notícia no trabalho ou na escola.
B- Planejou uma viagem para um lugar que queria conhecer.
C- Começou um novo hobby que está gostando bastante.
D- Encontrou uma solução para um problema antigo.
Situação 4: Por que você decidiu mudar o jeito que faz algo?
A- Alguém sugeriu uma forma melhor de fazer.
B- Quis experimentar algo diferente por curiosidade.
C- Percebeu que poderia ser mais eficiente assim.
D- Teve uma experiência que mostrou que precisava mudar.
SAVAGE
He just roasted him like a SAVAGE, no mercy at all.
Ele simplesmente zoou ele como um MONSTRO, sem piedade nenhuma.
SHADY
That comment was so SHADY, I can’t believe he said that.
Aquele comentário foi tão ESTRANHO, não acredito que ele disse isso.
SHIP
I totally SHIP them, they’re perfect together!
Eu SUPORTO totalmente eles, eles são perfeitos juntos!
SHOOK
I was SHOOK when I found out the news, didn’t expect that at all.
Eu FIQUEI CHOCADO quando descobri a notícia, não esperava nada disso.
SIMP
He’s such a SIMP for her, always doing everything she asks.
Ele é tão PUXA-SACO dela, sempre fazendo tudo o que ela pede.
SLAY
You’re SLAYING that outfit, you look amazing!
Você está ARRASANDO nessa roupa, você está incrível!
SNACK
He’s such a SNACK, every time he walks into the room, heads turn.
Ele é um GOSTOSO, toda vez que ele entra na sala, as cabeças viram.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 11
Intensifying Adjectives
1- Can you say a sentence using an intensifying adjective to describe a strong emotion?
Você pode dizer uma frase usando um adjetivo intensificador para descrever uma emoção forte?
2- Can you create a sentence with an intensifying adjective to emphasize someone's personality?
Você pode criar uma frase com um adjetivo intensificador para enfatizar a personalidade de alguém?
3- Can you give an example using an intensifying adjective to describe extreme weather?
Você pode dar um exemplo usando um adjetivo intensificador para descrever um clima extremo?
Situação 1: O que aconteceu com você hoje?
A- Você perdeu o ônibus e chegou atrasado no trabalho.
B- Você encontrou dinheiro na rua e usou para comprar um café.
C- Você esqueceu seu celular em casa e teve que passar o dia sem ele.
D- Você conheceu alguém novo e teve uma conversa interessante.
Situação 2: Onde você passou o fim de semana?
A- Você foi para a praia e aproveitou o sol e o mar.
B- Você ficou em casa e maratonou uma série.
C- Você viajou para outra cidade e explorou novos lugares.
D- Você participou de um evento com amigos e se divertiu muito.
Situação 3: O que você comeu no almoço?
A- Você comeu um hambúrguer com batatas fritas.
B- Você preparou uma comida saudável em casa.
C- Você experimentou um prato novo em um restaurante.
D- Você comeu apenas um lanche rápido porque estava com pressa.
Situação 4: O que você fez depois do trabalho ou da escola?
A- Você foi para a academia treinar.
B- Você saiu com amigos para um café.
C- Você foi direto para casa descansar.
D- Você fez compras no mercado antes de voltar para casa.
STAN
I totally STAN this band, their music is amazing!
Eu sou FÃ DE CARTEIRINHA dessa banda, a música deles é incrível!
SUS
That guy’s acting kinda SUS, I don’t trust him.
Aquele cara tá meio SUSPEITO, não confio nele.
SWEET
That was such a SWEET gift, I loved it!
Esse presente foi tão FOFO, eu amei!
TOTES
I’m TOTES ready for the weekend, let’s go!
Eu tô SUPER pronto para o fim de semana, bora!
SHIP
I totally SHIP them, they would make a cute couple.
Eu APOIO TOTALMENTE eles, eles seriam um casal fofo.
SHOOK
I was SHOOK when I saw the price, it’s way too expensive!
Eu FIQUEI CHOCADO quando vi o preço, é caro demais!
DRIP
His DRIP is always on point, he knows how to dress.
O ESTILO dele tá sempre impecável, ele sabe se vestir.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 12
Time expressions
1- Can you say a sentence using a time expression to talk about your daily routine?
Você pode dizer uma frase usando uma expressão de tempo para falar sobre sua rotina diária?
2- Can you create a sentence with a time expression to describe a past event?
Você pode criar uma frase com uma expressão de tempo para descrever um evento passado?
3- Can you give an example using a time expression to talk about a future plan?
Você pode dar um exemplo usando uma expressão de tempo para falar sobre um plano futuro?
Situação 1: O que aconteceu enquanto você estava no mercado?
A- Você derrubou sem querer algo de uma prateleira e teve que recolher.
B- Você encontrou um amigo que não via há muito tempo.
C- Você pegou o carrinho de compras errado e só percebeu depois.
D- Você viu alguém discutindo por causa de um produto em promoção.
Situação 2: O que aconteceu na sua última ida ao cinema?
A- O filme que você escolheu não era tão bom quanto esperava.
B- Alguém sentado perto de você não parava de falar durante o filme.
C- Você comprou um balde enorme de pipoca e acabou derrubando um pouco.
D- Houve um problema técnico e o filme parou no meio.
Situação 3: O que fez você dar risada recentemente?
A- Você viu um vídeo muito engraçado na internet.
B- Alguém contou uma piada que te pegou de surpresa.
C- Você lembrou de algo bobo que aconteceu no passado.
D- Um amigo fez algo totalmente inesperado e engraçado.
Situação 4: Por que seu plano de sair não deu certo?
A- Começou a chover muito forte e você desistiu.
B- Você percebeu que estava muito cansado e preferiu ficar em casa.
C- Alguém que ia com você cancelou de última hora.
D- Você esqueceu que tinha outro compromisso no mesmo horário.
CAP
Stop lying, that’s CAP! You know that never happened.
Para de mentir, isso é MENTIRA! Você sabe que isso nunca aconteceu.
VIBE
This place has such a chill VIBE, I love it here.
Esse lugar tem uma VIBE tão tranquila, eu adoro aqui.
NO CAP
That food was the best I’ve ever had, NO CAP.
Essa comida foi a melhor que já comi, SEM MENTIRA.
HIT DIFFERENT
This song just HIT DIFFERENT late at night.
Essa música só BATE DIFERENTE de noite.
BRUH
BRUH, did you really just say that?
MANO, você realmente acabou de dizer isso?
LAME
That joke was so LAME, nobody even laughed.
Essa piada foi tão SEM GRAÇA, ninguém nem riu.
VIBING
We were just VIBING at the beach, enjoying the sunset.
A gente só estava CURTINDO na praia, aproveitando o pôr do sol.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 13
Prefixes
1- Can you say a sentence using a word with the prefix "un-" to show a negative meaning?
Você pode dizer uma frase usando uma palavra com o prefixo "un-" para mostrar um significado negativo?
2- Can you create a sentence with a word that has the prefix "re-" to talk about something done again?
Você pode criar uma frase com uma palavra que tenha o prefixo "re-" para falar sobre algo feito novamente?
3- Can you give an example using a word with the prefix "mis-" to describe a mistake?
Você pode dar um exemplo usando uma palavra com o prefixo "mis-" para descrever um erro?
Situação 1: O que você fez quando acordou hoje?
A- Você acordou tarde e teve que correr para se arrumar.
B- Você preparou um café da manhã especial para si mesmo.
C- Você se esqueceu de desligar o alarme e ficou ouvindo ele por um tempo.
D- Você ficou alguns minutos no celular antes de sair da cama.
Situação 2: O que aconteceu em sua última visita ao parque?
A- Você deu comida aos patos e um deles quase pegou o pão da sua mão.
B- Você jogou futebol com amigos e fez um gol incrível.
C- Você foi até o lago e viu um grupo fazendo stand-up paddle.
D- Você acabou se perdendo e teve que pedir ajuda para encontrar o caminho.
Situação 3: O que você fez quando ficou sem internet?
A- Você fez um monte de tarefas que estava adiando.
B- Você ligou para um amigo e ficou horas conversando.
C- Você tentou assistir algo na TV, mas não conseguiu encontrar nada interessante.
D- Você usou o tempo para aprender algo novo, como um truque de mágica.
Situação 4: Como você passou seu último feriado?
A- Você fez uma viagem rápida para uma cidade próxima e explorou pontos turísticos.
B- Você passou o dia descansando em casa, assistindo filmes e comendo coisas boas.
C- Você encontrou com familiares e fez uma reunião divertida.
D- Você aproveitou o dia para praticar um novo hobby, como cozinhar ou pintar.
SUS
Her story sounds so SUS, I don’t know if I believe it.
A história dela soa tão SUSPEITA, não sei se acredito nela.
FLEX
He loves to FLEX his new car, always showing it off.
Ele adora EXIBIR o carro novo, sempre se mostrando.
SLAY
You absolutely SLAYED that presentation!
Você ARRASOU naquela apresentação!
CLOWN
Stop being a CLOWN, this is serious!
Para de ser PALHAÇO, isso é sério!
LOWKEY
I’m LOWKEY excited about the weekend.
Eu estou ANIMADO DE MANEIRA DISCRETA para o fim de semana.
HIGHKEY
I’m HIGHKEY tired of this weather, it’s been raining non-stop.
Estou ALTAMENTE cansado desse tempo, tem chovido sem parar.
BEEF
They’ve been having some BEEF ever since the argument.
Eles têm tido uma TRETA desde a discussão.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 14
Suffixes
1- Can you say a sentence using a word with the suffix "-ly" to describe how something is done?
Você pode dizer uma frase usando uma palavra com o sufixo "-ly" para descrever como algo é feito?
2- Can you create a sentence with a word that has the suffix "-ful" to describe something full of a quality?
Você pode criar uma frase com uma palavra que tenha o sufixo "-ful" para descrever algo cheio de uma qualidade?
3- Can you give an example using a word with the suffix "-ness" to describe a state or condition?
Você pode dar um exemplo usando uma palavra com o sufixo "-ness" para descrever um estado ou condição?
Situação 1: O que aconteceu no seu último dia de trabalho?
A- Você teve uma reunião importante e acabou sendo elogiado pelo seu trabalho.
B- Você ficou até tarde resolvendo problemas inesperados de última hora.
C- Você ganhou um presente de despedida de um colega que estava saindo.
D- Você esqueceu o laptop em casa e teve que pedir para um colega trazer.
Situação 2: Como você decidiu o que fazer no seu último fim de semana?
A- Você foi para um festival de música e se divertiu muito.
B- Você fez um dia de atividades ao ar livre com amigos, como um piquenique.
C- Você ficou em casa e organizou um dia de descanso total, sem fazer nada.
D- Você aproveitou o tempo livre para aprender uma habilidade nova, como cozinhar.
Situação 3: O que aconteceu quando você tentou fazer algo novo?
A- Você ficou nervoso no início, mas conseguiu fazer de primeira.
B- Você cometeu vários erros, mas se divertiu no processo.
C- Você ficou muito empolgado e terminou sendo ótimo na atividade.
D- Você tentou, mas percebeu que não era o que imaginava e desistiu.
Situação 4: Como foi o seu dia de compras mais recente?
A- Você comprou algo que queria há muito tempo, mas estava em promoção.
B- Você acabou comprando várias coisas que não planejava.
C- Você se decepcionou porque não encontrou o que procurava.
D- Você fez compras rápidas e logo foi embora para fazer outras coisas.
THIRSTY
She’s being so THIRSTY for attention, it’s getting annoying.
Ela está tão NECESSITADA de atenção, está ficando irritante.
WOKE
He’s so WOKE, always talking about social issues.
Ele está tão CONSCIENTE, sempre falando sobre questões sociais.
GAS
That new song is straight GAS, it’s fire!
Aquela nova música é puro SUCESSO, está incrível!
SHADE
She threw some SHADE at him during the meeting.
Ela fez uma alfinetada nele durante a reunião.
SLEEP ON
Don’t SLEEP ON this restaurant, it’s one of the best in town.
Não SUBESTIME esse restaurante, é um dos melhores da cidade.
BIG MAD
She’s BIG MAD because she didn’t get the promotion.
Ela está SUPER BRAVA porque não recebeu a promoção.
WILD
That party was WILD, people were dancing everywhere.
Aquela festa foi INSANA, todo mundo estava dançando por todo lado.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 16
Synonyms and Antonyms
1- Can you say a sentence using a synonym for "happy" to describe how you feel today?
Você pode dizer uma frase usando um sinônimo de "happy" para descrever como você se sente hoje?
2- Can you create a sentence using an antonym for "easy" to talk about something challenging?
Você pode criar uma frase usando um antônimo de "easy" para falar sobre algo desafiador?
3- Can you give an example using a synonym for "fast" to describe how someone is moving?
Você pode dar um exemplo usando um sinônimo de "fast" para descrever como alguém está se movendo?
Situação 1: O que aconteceu quando você tentou cozinhar algo novo?
A- A receita saiu perfeita e você se sentiu um chef de cozinha.
B- Você teve dificuldades, mas mesmo assim o prato ficou gostoso.
C- O prato queimou e você teve que pedir comida pronta.
D- Você se esqueceu de um ingrediente importante e o prato ficou estranho.
Situação 2: Como foi a sua última experiência com transporte público?
A- O ônibus estava cheio, mas você conseguiu um lugar para sentar.
B- O trem teve um atraso, e você chegou bem mais tarde do que o planejado.
C- Você encontrou um amigo e teve uma conversa interessante durante a viagem.
D- Você perdeu a última estação e teve que voltar para o início do trajeto.
Situação 3: O que você fez quando soube que ia chover no seu passeio?
A- Você decidiu mudar os planos e foi para um lugar coberto.
B- Você se preparou com guarda-chuva e não deixou que a chuva te impedisse.
C- Você ficou em casa e aproveitou para fazer outras coisas produtivas.
D- Você não se importou e continuou com o plano, apesar da chuva.
Situação 4: O que você fez para se divertir no último feriado?
A- Você viajou para uma cidade pequena e explorou lugares diferentes.
B- Você ficou em casa, jogou videogame e relaxou.
C- Você fez atividades ao ar livre, como uma caminhada ou passeio de bicicleta.
D- Você aproveitou para estudar ou se aprofundar em algo que gosta muito.
CLUTCH
That was a CLUTCH move, you saved the game!
Essa foi uma jogada DECISIVA, você salvou o jogo!
SLEEPY
I’m feeling SLEEPY, I think I’ll take a nap.
Eu estou me sentindo SONOLENTO, acho que vou tirar uma soneca.
GLOW UP
She’s had such a GLOW UP, she looks amazing now.
Ela teve uma TRANSFORMAÇÃO incrível, agora ela está incrível.
BANGIN’
That party was BANGIN’, the music was great!
Aquela festa foi TOP, a música estava ótima!
HIT ME UP
Hit me up later if you want to hang out.
Me manda uma mensagem mais tarde se quiser sair.
SQUAD
The whole SQUAD is coming to the concert tonight.
A galera toda vai para o show hoje à noite.
ON POINT
Your outfit is ON POINT today, you look awesome!
Seu visual está IMPECÁVEL hoje, você está incrível!
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 17
Word formation
1- Can you say a sentence using a word formed by adding a suffix to "happy"?
Você pode dizer uma frase usando uma palavra formada ao adicionar um sufixo a "happy"?
2- Can you create a sentence using a word formed by adding a prefix to "understand"?
Você pode criar uma frase usando uma palavra formada ao adicionar um prefixo a "understand"?
3- Can you give an example using a word formed by changing the noun "create" into a verb?
Você pode dar um exemplo usando uma palavra formada ao mudar o substantivo "create" para um verbo?
Situação 1: O que você fez quando percebeu que estava atrasado para um compromisso importante?
A- Você correu para o lugar e tentou compensar o atraso.
B- Você ligou para avisar que estava atrasado e tentou relaxar.
C- Você desistiu de ir porque sabia que não chegaria a tempo.
D- Você arrumou tudo rapidamente e ainda conseguiu chegar na hora.
Situação 2: O que aconteceu quando você decidiu experimentar um novo restaurante?
A- A comida estava deliciosa, e você pretende voltar logo.
B- A comida não estava boa, mas o atendimento foi ótimo.
C- O restaurante estava lotado e você teve que esperar muito tempo.
D- A comida não foi o que você esperava, mas o ambiente era muito bom.
Situação 3: O que você fez quando se deparou com um problema no trabalho ou na escola?
A- Você resolveu rapidamente, sem dificuldades.
B- Você pediu ajuda a um colega e conseguiu resolver juntos.
C- Você ficou um pouco perdido, mas depois encontrou uma solução.
D- Você não conseguiu resolver no momento, mas planejou uma solução para depois.
Situação 4: O que aconteceu na sua última ida ao salão de beleza?
A- Você saiu do salão com um corte de cabelo perfeito.
B- O atendimento foi tão bom que você se sentiu super relaxado.
C- Você não ficou satisfeito com o resultado e decidiu voltar para corrigir.
D- Você aproveitou para fazer algo diferente, como uma mudança no visual.
DEAD
That joke was so funny, I’m DEAD!
Aquela piada foi tão engraçada, MORRI de rir!
CAP
Stop capping, we all know you didn’t do that.
Para de mentir, todo mundo sabe que você não fez isso.
SLAYING
She’s SLAYING this week, everything is going her way.
Ela está ARRASANDO essa semana, tudo está indo do jeito dela.
FLEXING
He’s always FLEXING with his new gadgets.
Ele está sempre EXIBINDO seus novos gadgets.
VIBE CHECK
We need a VIBE CHECK to see if everyone’s having a good time.
Precisamos verificar a VIBE para ver se todos estão se divertindo.
NO DRAMA
I’m just here for the food, NO DRAMA.
Eu só estou aqui pela comida, SEM DRAMA.
TURN UP
Let’s TURN UP tonight, it’s going to be epic!
Vamos CURTIR muito hoje à noite, vai ser épico!
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 18
Interrogative Adverbs
1- Can you say a sentence using "why" to ask for a reason?
Você pode dizer uma frase usando "why" para perguntar sobre uma razão?
2- Can you create a sentence using "how" to ask about a method or process?
Você pode criar uma frase usando "how" para perguntar sobre um método ou processo?
3- Can you give an example using "when" to ask about a specific time?
Você pode dar um exemplo usando "when" para perguntar sobre um momento específico?
Situação 1: O que aconteceu quando você tentou aprender algo novo?
A- Você pegou a ideia rapidamente e ficou muito orgulhoso de si mesmo.
B- Você cometeu muitos erros, mas se divertiu no processo.
C- Você teve dificuldades e precisou de ajuda, mas não desistiu.
D- Você percebeu que não gostou da atividade e parou de tentar.
Situação 2: Como foi a sua última viagem de férias?
A- Você foi para um destino exótico e fez várias atividades diferentes.
B- Você descansou em um lugar tranquilo e aproveitou a paz.
C- Você viajou para uma cidade histórica e explorou os pontos turísticos.
D- Você teve alguns imprevistos, mas acabou se divertindo bastante mesmo assim.
Situação 3: Como foi o seu último dia de exercício físico?
A- Você se sentiu ótimo depois de treinar e conseguiu superar seus limites.
B- Você estava muito cansado, mas conseguiu completar a sessão de treino.
C- Você não conseguiu fazer muito, mas pelo menos tentou.
D- Você decidiu descansar e não se exercitou no dia.
Situação 4: O que aconteceu quando você decidiu ir ao cinema?
A- Você assistiu a um filme incrível e ficou muito satisfeito com a escolha.
B- O filme não foi tão bom quanto você esperava, mas você ainda se divertiu.
C- O filme estava tão ruim que você pensou em sair no meio da sessão.
D- Você foi ao cinema, mas acabou pegando uma sessão cheia e não conseguiu sentar.
SQUAD GOALS
They’re definitely SQUAD GOALS, always having fun together.
Eles são realmente O OBJETIVO DA GALERA, sempre se divertindo juntos.
FOMO
I have FOMO because everyone’s at the concert except me.
Estou com MEDO DE PERDER, porque todo mundo está no show, menos eu.
SNATCHED
Her hair looks SNATCHED, it’s perfect!
O cabelo dela está IMPECÁVEL, está perfeito!
VIBE CHECK
I had to do a VIBE CHECK before joining the group.
Eu tive que verificar a VIBE antes de entrar no grupo.
YASS
YASS, that outfit is everything, you look amazing!
SIM, essa roupa está tudo, você está incrível!
FLEXIN’
Stop FLEXIN’, not everyone needs to know how rich you are.
Para de se exibir, nem todo mundo precisa saber o quão rico você é.
LITTY
The party last night was LITTY, I’m still recovering!
A festa de ontem à noite foi INCRÍVEL, ainda estou me recuperando!
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 19
Auxiliar Verbs
1- Can you say a sentence using "do" as an auxiliary verb to form a question?
Você pode dizer uma frase usando "do" como verbo auxiliar para formar uma pergunta?
2- Can you create a sentence with "have" as an auxiliary verb in the present perfect tense?
Você pode criar uma frase com "have" como verbo auxiliar no tempo presente perfeito?
3- Can you give an example using "will" as an auxiliary verb to make a future prediction?
Você pode dar um exemplo usando "will" como verbo auxiliar para fazer uma previsão no futuro?
Situação 1: O que aconteceu quando você foi tentar cozinhar algo complicado pela primeira vez?
A- O prato saiu perfeito, e você ficou surpreso com o resultado.
B- Você fez alguns erros, mas o prato ficou até gostoso no final.
C- O prato não deu certo, e você teve que improvisar algo simples.
D- Você queimou tudo e acabou pedindo comida.
Situação 2: Como foi o seu último passeio ao ar livre?
A- Você fez uma caminhada longa e aproveitou para refletir.
B- Você jogou futebol com amigos e se divertiu bastante.
C- Você passou o dia explorando um novo parque e descobriu lugares incríveis.
D- O tempo estava ruim, então você não conseguiu aproveitar tanto quanto queria.
Situação 3: O que aconteceu quando você fez algo pela primeira vez?
A- Você teve sucesso de imediato e ficou muito orgulhoso de si mesmo.
B- Você cometeu alguns erros, mas aprendeu com eles.
C- Foi mais difícil do que esperava, mas você conseguiu no final.
D- Você desanimou e decidiu não tentar mais.
Situação 4: Como você reagiu quando seu plano para o fim de semana deu errado?
A- Você se adaptou e encontrou algo mais legal para fazer.
B- Você ficou frustrado, mas não deixou isso estragar o seu dia.
C- Você simplesmente decidiu descansar e ficar em casa.
D- Você tentou consertar o plano, mas não deu certo de novo.
BOP
That new song is a total BOP, I can’t stop playing it.
Essa nova música é um verdadeiro SUCESSO, não consigo parar de ouvir.
CHILL
Let’s just CHILL at home and watch some movies tonight.
Vamos apenas RELAXAR em casa e assistir alguns filmes hoje à noite.
NO CAP
I’m telling you, this restaurant is amazing, NO CAP.
Estou te falando, esse restaurante é incrível, SEM MENTIRA.
GLOWING
She’s GLOWING lately, must be the new skincare routine.
Ela está RADIANTE ultimamente, deve ser a nova rotina de cuidados com a pele.
VIBING
We were just VIBING at the beach, having a great time.
Nós estávamos apenas CURTINDO na praia, nos divertindo muito.
ON FLEEK
Her makeup was ON FLEEK today, she looked stunning.
A maquiagem dela estava PERFEITA hoje, ela estava deslumbrante.
CATCH THESE HANDS
If you keep talking like that, I’ll have to CATCH THESE HANDS!
Se você continuar falando assim, vou ter que TE DAR UNS TAPAS!
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 20
Participle Clauses
1- Can you say a sentence using a participle clause to describe something happening at the same time as the main action?
Você pode dizer uma frase usando uma oração com particípio para descrever algo que acontece ao mesmo tempo que a ação principal?
2- Can you create a sentence with a participle clause to show a result of the main action?
Você pode criar uma frase com uma oração com particípio para mostrar um resultado da ação principal?
3- Can you give an example using a participle clause to describe the reason behind an action?
Você pode dar um exemplo usando uma oração com particípio para descrever a razão por trás de uma ação?
Situação 1: Como foi sua última experiência em um restaurante?
A- O atendimento foi excelente e a comida estava maravilhosa.
B- O ambiente era ótimo, mas a comida não foi o que você esperava.
C- Você ficou esperando muito tempo e quase saiu antes de ser atendido.
D- O restaurante estava tão cheio que você teve que esperar muito para ser servido.
Situação 2: O que aconteceu quando você decidiu experimentar um esporte novo?
A- Você pegou o jeito rapidamente e se divertiu muito.
B- Foi mais difícil do que você pensava, mas não desistiu e continuou tentando.
C- Você não se deu bem, mas ainda assim achou a experiência interessante.
D- Você ficou frustrado e decidiu que não queria mais tentar.
Situação 3: O que aconteceu quando você tentou organizar uma festa?
A- A festa foi um sucesso, todos se divertiram e ficou tudo perfeito.
B- Alguns problemas surgiram, mas você conseguiu dar um jeito e ainda se divertiu.
C- A festa não saiu como planejado, mas você e seus amigos se divertiram mesmo assim.
D- A festa foi cancelada por causa de imprevistos, e você ficou decepcionado.
Situação 4: Como foi o seu último encontro com amigos?
A- Você se encontrou em um café e passou horas conversando e rindo.
B- Vocês foram a um evento e se divertiram muito, mesmo com alguns contratempos.
C- A reunião foi boa, mas vocês não conseguiram fazer o que planejavam.
D- Vocês tentaram fazer algo, mas o clima estava estranho e não foi tão divertido.
SUS
That excuse sounds SUS, I don’t buy it.
Essa desculpa soa SUSPEITA, não acredito nela.
LIT
The concert last night was LIT, I had the best time.
O show de ontem à noite foi INCRÍVEL, eu me diverti muito.
SLAYING
She’s SLAYING her presentation, everyone is impressed.
Ela está ARRASANDO na apresentação, todo mundo está impressionado.
BASIC
Stop acting so BASIC, try something new for once.
Para de ser tão COMUM, tenta algo novo de vez em quando.
WOKE
She’s really WOKE, always speaking out for justice.
Ela está muito CONSCIENTE, sempre falando por justiça.
DEAD ASS
That movie was DEAD ASS the best one I’ve seen all year.
Aquele filme foi, SEM DÚVIDA, o melhor que vi o ano todo.
TIGHT
We’re all really tight, we’ve been friends for years.
Nós somos muito próximos, somos amigos há anos.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 21
Physical description
1- Can you say a sentence describing someone’s hair using adjectives?
Você pode dizer uma frase descrevendo o cabelo de alguém usando adjetivos?
2- Can you create a sentence describing someone's height and build?
Você pode criar uma frase descrevendo a altura e o físico de alguém?
3- Can you give an example describing someone's eye color and facial features?
Você pode dar um exemplo descrevendo a cor dos olhos e as características faciais de alguém?
Situação 1: O que aconteceu quando você tentou fazer algo criativo?
A- Você se surpreendeu com o resultado e ficou muito satisfeito com sua criação.
B- O processo foi difícil, mas você aprendeu muito durante a tentativa.
C- Você não conseguiu fazer exatamente como imaginava, mas ficou feliz com o esforço.
D- O resultado não foi o esperado, mas você se divertiu durante a atividade.
Situação 2: Como foi o seu último dia de trabalho?
A- Você teve um dia muito produtivo e completou todas as suas tarefas.
B- O dia foi tranquilo, e você conseguiu adiantar alguns projetos.
C- Você teve alguns imprevistos e passou o dia resolvendo problemas inesperados.
D- O dia foi difícil, e você ficou cansado, mas no final conseguiu concluir tudo.
Situação 3: O que aconteceu quando você decidiu sair para uma aventura?
A- A aventura foi empolgante, e você explorou novos lugares incríveis.
B- Você encontrou alguns obstáculos, mas se divertiu muito no processo.
C- A aventura não saiu como planejado, mas você ainda aproveitou o momento.
D- O plano não deu certo, e você acabou voltando para casa mais cedo.
Situação 4: Como você se sentiu ao fazer algo que nunca tinha feito antes?
A- Você se sentiu confiante e superou a experiência com facilidade.
B- Você teve algumas dificuldades, mas se orgulhou por ter tentado.
C- Você estava nervoso no começo, mas depois se acostumou com a situação.
D- Você ficou um pouco desconfortável, mas aprendeu com a experiência.
REAL TALK
REAL TALK, that was the best meal I’ve ever had.
FALANDO SÉRIO, aquela foi a melhor refeição que já comi.
YOUNG BLOOD
That guy’s got some YOUNG BLOOD, he’s full of energy!
Aquele cara tem SANGUE JOVEM, ele está cheio de energia!
THROWING SHADE
She’s THROWING SHADE at her ex in every conversation.
Ela está fazendo ALFINETADAS no ex em toda conversa.
BASICALLY
I’m basically DONE with this project, just need to finalize.
Eu estou BASICAMENTE TERMINADO com esse projeto, só preciso finalizar.
LOWKEY
I’m LOWKEY excited for the trip, it’s going to be so much fun.
Eu estou DISCRETAMENTE animado para a viagem, vai ser muito divertido.
TURN UP
Let’s TURN UP at the party tonight, it’s going to be wild!
Vamos CURTIR muito na festa hoje à noite, vai ser insano!
CATCH VIBES
We were just CATCHING VIBES at the park, enjoying the weather.
Nós estávamos apenas CURTINDO a vibe no parque, aproveitando o clima.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 22
Adjectives
1- Can you say a sentence using an adjective to describe your favorite food?
Você pode dizer uma frase usando um adjetivo para descrever sua comida favorita?
2- Can you create a sentence using an adjective to describe your best friend?
Você pode criar uma frase usando um adjetivo para descrever seu melhor amigo?
3- Can you give an example using an adjective to describe the weather today?
Você pode dar um exemplo usando um adjetivo para descrever o clima de hoje?
Situação 1: O que aconteceu quando você tentou aprender algo novo no seu trabalho?
A- Você aprendeu rápido e se sentiu mais confiante no que faz.
B- A tarefa foi difícil, mas você conseguiu entender depois de praticar.
C- Você teve que pedir ajuda, mas depois ficou confortável com a tarefa.
D- Você não conseguiu aprender tudo o que precisava, mas continuará tentando.
Situação 2: Como foi sua última experiência em uma viagem internacional?
A- Você se adaptou bem à nova cultura e fez amizades facilmente.
B- Alguns aspectos da viagem foram difíceis, mas no geral foi uma ótima experiência.
C- Você teve problemas com o idioma, mas ainda conseguiu aproveitar a viagem.
D- A viagem não foi como esperado, mas você ainda se divertiu.
Situação 3: O que aconteceu quando você tentou fazer uma receita complicada?
A- A receita deu certo, e você ficou orgulhoso do resultado.
B- Você cometeu alguns erros, mas o prato ainda ficou gostoso.
C- A receita não ficou como o esperado, mas você aprendeu com a experiência.
D- O prato não deu certo, e você teve que pedir comida pronta.
Situação 4: Como foi o seu último evento social?
A- Você fez novos amigos e se divertiu muito.
B- A conversa foi ótima, mas o evento teve alguns problemas de organização.
C- O evento foi legal, mas você não se sentiu tão à vontade.
D- Você não se divertiu tanto quanto imaginava, mas ainda assim teve uma boa experiência.
SKEPTICAL
I’m feeling SKEPTICAL about his story, something doesn’t add up.
Estou um pouco CÉTICO sobre a história dele, algo não faz sentido.
SPILL THE TEA
Come on, SPILL THE TEA, I want to know all the details!
Vai logo, CONTA A FOFOCA, quero saber todos os detalhes!
ON THE GRIND
He’s always ON THE GRIND, working hard to reach his goals.
Ele está sempre NA CORRERIA, trabalhando duro para alcançar seus objetivos.
CLAPBACK
She had the perfect CLAPBACK for that rude comment.
Ela teve a resposta perfeita para aquele comentário grosso.
FLEXING
Stop FLEXING your new watch, we get it, it’s expensive.
Para de EXIBIR seu novo relógio, a gente entendeu, é caro.
NO VIBES
The vibe at that party was NO VIBES, everyone was bored.
A vibe naquela festa estava SEM GRACAS, todo mundo estava entediado.
BIG ENERGY
She walked into the room with BIG ENERGY, everyone noticed her.
Ela entrou na sala com UMA ENERGIA FORTÍSSIMA, todo mundo percebeu.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
Class 24
Conditionals
1- Can you say a sentence using the first conditional to talk about a possible future situation?
Você pode dizer uma frase usando o primeiro condicional para falar sobre uma situação futura possível?
2- Can you create a sentence using the second conditional to talk about an imaginary situation?
Você pode criar uma frase usando o segundo condicional para falar sobre uma situação imaginária?
3- Can you give an example using the third conditional to describe a past regret?
Você pode dar um exemplo usando o terceiro condicional para descrever um arrependimento passado?
Situação 1: O que aconteceu quando você decidiu tentar um novo hobby?
A- Você adorou e se dedicou bastante, aprendendo rapidamente.
B- Foi mais difícil do que você esperava, mas você continuou tentando.
C- Você se divertiu, mas percebeu que não era o que imaginava.
D- Você desistiu depois de tentar algumas vezes, não se empolgando.
Situação 2: Como foi sua última experiência ao fazer compras?
A- Você encontrou tudo o que queria e ainda aproveitou boas promoções.
B- A loja estava lotada e você demorou mais do que imaginava para achar o que queria.
C- Você teve que voltar algumas vezes para pegar o que faltou.
D- Você encontrou o que queria, mas o atendimento não foi bom.
Situação 3: O que aconteceu quando você decidiu fazer uma atividade ao ar livre?
A- O tempo estava perfeito e você aproveitou muito a experiência.
B- Você se divertiu, mas o tempo estava um pouco instável e isso atrapalhou.
C- A atividade foi boa, mas você não conseguiu se adaptar bem ao ambiente.
D- O tempo estava ruim e você acabou desistindo de fazer a atividade.
Situação 4: Como você reagiu ao receber uma crítica construtiva?
A- Você ficou grato pela sugestão e tentou melhorar imediatamente.
B- Você ficou um pouco incomodado, mas entendeu a importância da crítica.
C- Você pensou sobre a crítica e usou como motivação para se aprimorar.
D- Você não concordou com a crítica e preferiu ignorá-la.
THROW A FIT
He threw a fit when he found out he didn’t get the promotion.
Ele fez um escândalo quando descobriu que não recebeu a promoção.
SAVAGE
She’s a SAVAGE, no one can mess with her.
Ela é uma INSANA, ninguém pode mexer com ela.
MOOD
That song is definitely a MOOD, it’s got the right vibe.
Essa música é definitivamente uma VIBE, tem o clima certo.
GAS
That new album is straight GAS, I can’t stop listening.
Aquele novo álbum é puro SUCESSO, não consigo parar de ouvir.
BETTER HALF
My wife is my BETTER HALF, she completes me.
Minha esposa é minha METADE MELHOR, ela me completa.
HIT DIFFERENT
The movie really HIT DIFFERENT, it was way better than I expected.
O filme realmente FEZ DIFERENTE, foi muito melhor do que eu esperava.
ON FIRE
That new restaurant is ON FIRE, everyone is talking about it.
Aquele novo restaurante está BOM DEMAIS, todo mundo está falando sobre ele.
Tell Us a Story:
SPEAK UP (Fala)
FIXAÇÃO 1
Diálogo Modelo
Emma: Hi, John! We need to review the blueprints for the new building. Can you send me the latest version?
Oi, John! Precisamos revisar os projetos para o novo prédio. Você pode me enviar a versão mais recente?
John: Of course, I’ll send it to you right now. Are you looking at the layout for the first floor?
Claro, vou te enviar agora. Você está olhando o layout do primeiro andar?
Emma: Yes, I am. I think we should add a few more windows to the south side for more natural light.
Sim, estou. Acho que devemos adicionar mais algumas janelas no lado sul para mais luz natural.
John: That sounds like a good idea. I’ll make the changes. Do you want the new window design to be modern or traditional?
Isso parece uma boa ideia. Vou fazer as alterações. Você quer que o novo design das janelas seja moderno ou tradicional?
Emma: Let’s go with a modern look. We want the building to look sleek and contemporary.
Vamos optar por um visual moderno. Queremos que o prédio tenha um aspecto elegante e contemporâneo.
John: Got it. I’ll send you the updated blueprints once I finish. Do you need anything else for the project?
Entendido. Vou te enviar os projetos atualizados assim que terminar. Você precisa de mais alguma coisa para o projeto?
Emma: Not at the moment. But I’ll let you know if anything comes up. Thanks for your help!
Nada no momento. Mas te aviso se surgir algo. Obrigada pela ajuda!
John: No problem! I’ll send the files soon.
Sem problemas! Vou enviar os arquivos em breve.
Vocabulário
Blueprints - Projetos
Layout - Layout
Windows - Janelas
Natural light - Luz natural
South side - Lado sul
Modern - Moderno
Traditional - Tradicional
Sleek - Elegante
Contemporary - Contemporâneo
Files - Arquivos
Perguntas
1- What does Emma want to add to the building?
O que Emma quer adicionar ao prédio?
2- What side of the building does Emma want to add more windows to?
Em qual lado do prédio Emma quer adicionar mais janelas?
3- What type of window design does Emma prefer?
Que tipo de design de janela Emma prefere?
4- Why does Emma want more natural light in the building?
Por que Emma quer mais luz natural no prédio?
5- What will John do with the blueprints?
O que John vai fazer com os projetos?
6- What does Emma think about the current layout?
O que Emma acha sobre o layout atual?
7- How will John send the updated blueprints?
Como John enviará os projetos atualizados?
8- What will Emma do if something else comes up for the project?
O que Emma fará se surgir mais alguma coisa para o projeto?
9- What is the purpose of the building project?
Qual é o propósito do projeto do prédio?
10- What does Emma want the building to look like?
Como Emma quer que o prédio se pareça?
11- What are the benefits of having natural light in a building?
Quais são os benefícios de ter luz natural em um prédio?
12- Why is the choice of window design important in architecture?
Por que a escolha do design das janelas é importante na arquitetura?
13- How would you choose the best layout for a new building?
Como você escolheria o melhor layout para um novo prédio?
14- What is the role of modern design in architecture today?
Qual é o papel do design moderno na arquitetura hoje?
15- What factors should be considered when creating a building layout?
Quais fatores devem ser considerados ao criar um layout de prédio?
16- How can you ensure the design matches the building’s purpose?
Como você pode garantir que o design combine com o propósito do prédio?
17- How important is communication between architects and clients?
Quão importante é a comunicação entre arquitetos e clientes?
18- How do architects decide where to place windows in a building?
Como os arquitetos decidem onde colocar janelas em um prédio?
19- What would happen if you didn’t consider the amount of natural light when designing a building?
O que aconteceria se você não considerasse a quantidade de luz natural ao projetar um prédio?
20- How does a sleek and contemporary design affect the building’s image?
Como um design elegante e contemporâneo afeta a imagem do prédio?
Perguntas que incentivam respostas longas
1- If you were designing a building, what would your priorities be for the layout?
Se você estivesse projetando um prédio, quais seriam suas prioridades para o layout?
2- How would you explain the importance of natural light to a client?
Como você explicaria a importância da luz natural para um cliente?
3- What are the advantages of having a modern design for a commercial building?
Quais são as vantagens de ter um design moderno para um prédio comercial?
4- How would you handle a situation where a client disagrees with your design ideas?
Como você lidaria com uma situação em que um cliente discorda das suas ideias de design?
5- What factors would influence your choice between modern and traditional designs for a building?
Quais fatores influenciariam sua escolha entre designs modernos e tradicionais para um prédio?
6- How can you balance aesthetics and functionality when designing a building?
Como você pode equilibrar estética e funcionalidade ao projetar um prédio?
7- How would you approach a situation where you need to make last-minute changes to a building’s design?
Como você abordaria uma situação onde precisa fazer alterações de última hora no design de um prédio?
8- What do you think is the most challenging aspect of creating blueprints for a building?
Qual você acha que é o aspecto mais desafiador de criar projetos para um prédio?
9- How would you ensure the design you choose will be cost-effective?
Como você garantiria que o design escolhido seja econômico?
10- How would you explain the relationship between building design and the surrounding environment?
Como você explicaria a relação entre o design do prédio e o ambiente ao redor?
SPEAK UP (Fala)
FIXAÇÃO 2
Diálogo Modelo
Sophia: Hi, Mark! How’s the new restaurant menu coming along?
Oi, Mark! Como está indo o novo cardápio do restaurante?
Mark: Hey, Sophia! It’s almost ready. We’re just finalizing the dessert section. Any suggestions?
Oi, Sophia! Está quase pronto. Estamos apenas finalizando a seção de sobremesas. Alguma sugestão?
Sophia: Maybe add a chocolate mousse or a fruit tart. Those are always popular with customers.
Talvez adicionar um mousse de chocolate ou uma torta de frutas. Esses sempre são populares com os
clientes.
Mark: Great idea! I’ll include both. Are you thinking of offering any new drinks on the menu?
Ótima ideia! Vou incluir os dois. Você está pensando em oferecer alguma bebida nova no cardápio?
Sophia: Yes, I think a signature cocktail would be a good addition. Something refreshing for the summer.
Sim, acho que um coquetel exclusivo seria uma boa adição. Algo refrescante para o verão.
Mark: I love that idea. What type of flavors are you thinking of for the cocktail?
Adoro essa ideia. Que tipo de sabores você está pensando para o coquetel?
Sophia: Maybe a mix of citrus fruits with a hint of mint. It’ll be both refreshing and unique.
Talvez uma mistura de frutas cítricas com um toque de hortelã. Será refrescante e único.
Mark: Sounds perfect. I’ll make sure to add that to the list. Thanks for your input!
Parece perfeito. Vou garantir que isso seja adicionado à lista. Obrigado pela sua sugestão!
Vocabulário
Menu - Cardápio
Dessert - Sobremesa
Chocolate mousse - Mousse de chocolate
Fruit tart - Torta de frutas
Drinks - Bebidas
Signature cocktail - Coquetel exclusivo
Refreshing - Refrescante
Summer - Verão
Flavors - Sabores
Mint - Hortelã
Perguntas
1- What dessert does Sophia suggest for the menu?
Que sobremesa Sophia sugere para o cardápio?
2- What kind of drink does Sophia suggest adding to the menu?
Que tipo de bebida Sophia sugere adicionar ao cardápio?
3- Why does Sophia want a refreshing cocktail on the menu?
Por que Sophia quer um coquetel refrescante no cardápio?
4- What flavor combination does Sophia suggest for the cocktail?
Qual combinação de sabores Sophia sugere para o coquetel?
5- What is the signature feature of the new cocktail?
Qual é a característica exclusiva do novo coquetel?
6- What is Mark working on for the menu?
No que Mark está trabalhando para o cardápio?
7- Why are chocolate mousse and fruit tart popular with customers?
Por que mousse de chocolate e torta de frutas são populares entre os clientes?
8- How does Sophia feel about the new menu ideas?
Como Sophia se sente sobre as novas ideias do cardápio?
9- What type of food is Sophia suggesting for the restaurant’s menu?
Que tipo de comida Sophia está sugerindo para o cardápio do restaurante?
10- How will the new drinks complement the menu?
Como as novas bebidas vão complementar o cardápio?
11- What are some benefits of adding seasonal drinks to a restaurant menu?
Quais são os benefícios de adicionar bebidas sazonais ao cardápio de um restaurante?
12- How can the presentation of a dessert influence customer satisfaction?
Como a apresentação de uma sobremesa pode influenciar a satisfação do cliente?
13- Why is it important for a restaurant to have a signature cocktail?
Por que é importante para um restaurante ter um coquetel exclusivo?
14- How do you think adding a refreshing drink to the menu would affect summer sales?
Como você acha que adicionar uma bebida refrescante ao cardápio afetaria as vendas de verão?
15- What are the challenges of creating a new cocktail for a restaurant?
Quais são os desafios de criar um novo coquetel para um restaurante?
16- How do you think a menu reflects the theme of a restaurant?
Como você acha que um cardápio reflete o tema de um restaurante?
17- What makes a dessert memorable for customers?
O que torna uma sobremesa memorável para os clientes?
18- How do seasonal ingredients impact the restaurant menu?
Como os ingredientes sazonais impactam o cardápio do restaurante?
19- How would you improve the restaurant menu if you were in charge?
Como você melhoraria o cardápio do restaurante se estivesse no comando?
20- What do you think is the most important element when designing a restaurant menu?
Qual você acha que é o elemento mais importante ao desenhar um cardápio de restaurante?
Perguntas que incentivam respostas longas
1- If you were designing a new restaurant menu, how would you decide on the dishes to include?
Se você estivesse criando um novo cardápio de restaurante, como decidiria os pratos a serem incluídos?
2- What factors should be considered when choosing a signature cocktail for a restaurant?
Quais fatores devem ser considerados ao escolher um coquetel exclusivo para um restaurante?
3- How would you balance the need for popular items and new dishes on a restaurant menu?
Como você equilibraria a necessidade de itens populares e pratos novos em um cardápio de restaurante?
4- What do you think customers look for when choosing a dessert at a restaurant?
O que você acha que os clientes procuram ao escolher uma sobremesa em um restaurante?
5- How would you create a theme for a restaurant menu that complements the overall atmosphere?
Como você criaria um tema para um cardápio de restaurante que complementasse a atmosfera geral?
6- If you were in charge of a restaurant, how would you ensure the menu stays fresh and appealing to customers?
Se você estivesse no comando de um restaurante, como garantiria que o cardápio se mantivesse fresco e atraente para os clientes?
7- How do you think a restaurant menu should change according to different seasons?
Como você acha que o cardápio de um restaurante deveria mudar conforme as diferentes estações?
8- If you were a chef, what kind of desserts would you focus on creating for a restaurant?
Se você fosse um chef, que tipo de sobremesas você se concentraria em criar para um restaurante?
9- How would you incorporate local ingredients into a restaurant’s menu?
Como você incorporaria ingredientes locais ao cardápio de um restaurante?
10- If you were designing a menu for a fine-dining restaurant, what elements would you focus on?
Se você estivesse criando um cardápio para um restaurante de alta gastronomia, em quais elementos você se concentraria?
SPEAK UP (Fala)
FIXAÇÃO 3
Diálogo Modelo
Lucas: Good morning! I need some materials for a home renovation.
Bom dia! Preciso de alguns materiais para uma reforma em casa.
Emma: Good morning! What kind of materials are you looking for?
Bom dia! Que tipo de materiais você está procurando?
Lucas: I need drywall, screws, and joint compound. Do you have those in stock?
Preciso de drywall, parafusos e massa para juntas. Vocês têm esses itens em estoque?
Emma: Yes, we do. What size drywall sheets do you need?
Sim, temos. De que tamanho você precisa as placas de drywall?
Lucas: 4x8 feet would be perfect. Also, do you sell insulation for walls?
Placas de 4x8 pés seriam perfeitas. Além disso, vocês vendem isolamento para paredes?
Emma: Yes, we have different types of insulation. Do you prefer fiberglass or foam boards?
Sim, temos diferentes tipos de isolamento. Você prefere fibra de vidro ou placas de espuma?
Lucas: I think fiberglass will work best. How much does it cost per roll?
Acho que a fibra de vidro funcionará melhor. Quanto custa por rolo?
Emma: It’s $35 per roll. How many do you need?
Custa $35 por rolo. Quantos você precisa?
Vocabulário
Drywall - Drywall
Screws - Parafusos
Joint compound - Massa para juntas
Stock - Estoque
Insulation - Isolamento
Fiberglass - Fibra de vidro
Foam board - Placa de espuma
Roll - Rolo
Sheet - Placa
Renovation - Reforma
Perguntas
1- What materials does Lucas need for his home renovation?
Quais materiais Lucas precisa para sua reforma em casa?
2- What size drywall sheets does Lucas want?
De que tamanho Lucas quer as placas de drywall?
3- What are the two types of insulation Emma offers?
Quais são os dois tipos de isolamento que Emma oferece?
4- How much does a roll of fiberglass insulation cost?
Quanto custa um rolo de isolamento de fibra de vidro?
5- Does the store have the materials Lucas needs in stock?
A loja tem os materiais que Lucas precisa em estoque?
6- What additional item does Lucas ask about besides drywall and screws?
Que item adicional Lucas pergunta além de drywall e parafusos?
7- Why does Lucas prefer fiberglass insulation?
Por que Lucas prefere isolamento de fibra de vidro?
8- What is the function of joint compound in drywall installation?
Qual é a função da massa para juntas na instalação de drywall?
9- How does Emma help Lucas choose the right insulation?
Como Emma ajuda Lucas a escolher o isolamento certo?
10- What would happen if Lucas bought the wrong type of insulation?
O que aconteceria se Lucas comprasse o tipo errado de isolamento?
11- Why is insulation important in home renovation?
Por que o isolamento é importante em uma reforma residencial?
12- How does drywall improve the structure of a home?
Como o drywall melhora a estrutura de uma casa?
13- What are some benefits of using foam board insulation?
Quais são alguns benefícios de usar isolamento de placas de espuma?
14- Why do people choose fiberglass over other types of insulation?
Por que as pessoas escolhem fibra de vidro em vez de outros tipos de isolamento?
15- What tools are necessary to install drywall properly?
Quais ferramentas são necessárias para instalar drywall corretamente?
16- How would you estimate the amount of insulation needed for a project?
Como você estimaria a quantidade de isolamento necessária para um projeto?
17- What are some safety precautions when working with drywall?
Quais são algumas precauções de segurança ao trabalhar com drywall?
18- How does insulation affect a home's energy efficiency?
Como o isolamento afeta a eficiência energética de uma casa?
19- What challenges might Lucas face during his renovation project?
Que desafios Lucas pode enfrentar durante seu projeto de reforma?
20- What advice would you give someone buying construction materials for the first time?
Que conselho você daria para alguém comprando materiais de construção pela primeira vez?
Perguntas que incentivam respostas longas
1- How would you decide what materials to buy for a home renovation?
Como você decidiria quais materiais comprar para uma reforma em casa?
2- What are the advantages and disadvantages of using drywall in construction?
Quais são as vantagens e desvantagens de usar drywall na construção?
3- If you were helping Lucas, what other materials would you recommend for his renovation?
Se você estivesse ajudando Lucas, que outros materiais recomendaria para sua reforma?
4- Why is it important to check if a store has materials in stock before starting a project?
Por que é importante verificar se uma loja tem materiais em estoque antes de iniciar um projeto?
5- What factors should be considered when choosing insulation for a house?
Quais fatores devem ser considerados ao escolher o isolamento para uma casa?
6- What are the biggest challenges of installing drywall?
Quais são os maiores desafios de instalar drywall?
7- How do construction materials impact the durability of a building?
Como os materiais de construção impactam a durabilidade de um edifício?
8- What advice would you give to someone working with insulation for the first time?
Que conselho você daria para alguém trabalhando com isolamento pela primeira vez?
9- If you were designing a house, what materials would you choose for the walls and why?
Se você estivesse projetando uma casa, quais materiais escolheria para as paredes e por quê?
10- How does choosing the right construction materials affect the final cost of a project?
Como a escolha dos materiais de construção certos afeta o custo final de um projeto?
SPEAK UP (Fala)
FIXAÇÃO 4
Diálogo Modelo
John: Hi, I’m looking for a power drill. Do you have any in stock?
Oi, estou procurando uma furadeira. Vocês têm alguma em estoque?
Sara: Yes, we have a few models. What kind of project are you working on?
Sim, temos alguns modelos. Em que tipo de projeto você está trabalhando?
John: It’s a home improvement project. I need something powerful for drilling into concrete.
É um projeto de melhoria de casa. Preciso de algo potente para furar concreto.
Sara: For that, I’d recommend our heavy-duty drills. They’re perfect for concrete and masonry.
Para isso, eu recomendaria as nossas furadeiras de alta potência. Elas são perfeitas para concreto e alvenaria.
John: Sounds great. Do they come with different speed settings?
Parece ótimo. Elas vêm com diferentes configurações de velocidade?
Sara: Yes, they do. You can adjust the speed depending on the material you’re working with.
Sim, elas têm. Você pode ajustar a velocidade dependendo do material com o qual está trabalhando.
John: Excellent! I’ll take the one with the highest power. Does it include a carrying case?
Excelente! Eu vou levar a mais potente. Ela inclui uma mala de transporte?
Sara: Yes, it does. I’ll get it ready for you. Anything else you need?
Sim, inclui. Vou preparar para você. Precisa de mais alguma coisa?
Vocabulário
Power drill - Furadeira elétrica
Concrete - Concreto
Masonry - Alvenaria
Heavy-duty - De alta potência
Speed settings - Configurações de velocidade
Carrying case - Mala de transporte
Material - Material
Project - Projeto
Tool - Ferramenta
Work - Trabalhar
Perguntas
1- What kind of tool is John looking for?
Que tipo de ferramenta John está procurando?
2- What is John’s project about?
Sobre o que é o projeto de John?
3- What type of drill does Sara recommend?
Que tipo de furadeira Sara recomenda?
4- Why does Sara suggest the heavy-duty drill?
Por que Sara sugere a furadeira de alta potência?
5- What feature does John want in the power drill?
Que recurso John deseja na furadeira elétrica?
6- How can the speed of the drill be adjusted?
Como a velocidade da furadeira pode ser ajustada?
7- Does the power drill come with a carrying case?
A furadeira elétrica vem com uma mala de transporte?
8- Why is it important to have a carrying case for the power drill?
Por que é importante ter uma mala de transporte para a furadeira elétrica?
9- What other tools might John need for his home improvement project?
Que outras ferramentas John pode precisar para seu projeto de melhoria em casa?
10- What is the main advantage of a heavy-duty power drill for concrete?
Qual é a principal vantagem de uma furadeira elétrica de alta potência para concreto?
11- How do speed settings help when working with different materials?
Como as configurações de velocidade ajudam ao trabalhar com diferentes materiais?
12- What are some safety precautions when using a power drill?
Quais são algumas precauções de segurança ao usar uma furadeira elétrica?
13- What would happen if John used a regular drill instead of a heavy-duty one for concrete?
O que aconteceria se John usasse uma furadeira comum em vez de uma de alta potência para concreto?
14- Why is it important to choose the right tool for the job?
Por que é importante escolher a ferramenta certa para o trabalho?
15- How does the quality of a tool affect the success of a project?
Como a qualidade de uma ferramenta afeta o sucesso de um projeto?
16- What factors should you consider when purchasing a power drill?
Quais fatores você deve considerar ao comprar uma furadeira elétrica?
17- How would you explain the difference between a regular drill and a heavy-duty one?
Como você explicaria a diferença entre uma furadeira comum e uma de alta potência?
18- Why might someone prefer a cordless power drill?
Por que alguém pode preferir uma furadeira elétrica sem fio?
19- What are some common materials that require a heavy-duty drill for drilling?
Quais são alguns materiais comuns que exigem uma furadeira de alta potência para perfuração?
20- How does the power of a drill impact its performance?
Como a potência de uma furadeira impacta seu desempenho?
Perguntas que incentivam respostas longas
1- If you were buying a power drill, what factors would influence your decision?
Se você estivesse comprando uma furadeira elétrica, quais fatores influenciariam sua decisão?
2- How do you think the type of material affects the choice of power drill?
Como você acha que o tipo de material afeta a escolha da furadeira elétrica?
3- What are some common mistakes people make when using power tools for home improvement projects?
Quais são alguns erros comuns que as pessoas cometem ao usar ferramentas elétricas em projetos de melhoria de casa?
4- How would you explain the importance of using the right speed setting for a power drill?
Como você explicaria a importância de usar a configuração de velocidade certa para uma furadeira elétrica?
5- What additional accessories might you need when using a power drill?
Quais acessórios adicionais você pode precisar ao usar uma furadeira elétrica?
6- If you could design your ideal power drill, what features would it have?
Se você pudesse projetar sua furadeira elétrica ideal, que recursos ela teria?
7- How can you maintain a power drill to ensure it lasts longer?
Como você pode manter uma furadeira elétrica para garantir que ela dure mais?
8- If you were advising a friend on buying a tool for a home renovation, what would you recommend?
Se você estivesse aconselhando um amigo sobre a compra de uma ferramenta para uma reforma em casa, o que você recomendaria?
9- How important is it to read the user manual when using a power tool for the first time?
Quão importante é ler o manual do usuário ao usar uma ferramenta elétrica pela primeira vez?
10- What are the pros and cons of using a corded versus a cordless power drill?
Quais são os prós e contras de usar uma furadeira elétrica com fio versus uma sem fio?
SPEAK UP (Fala)
FIXAÇÃO 5
Diálogo Modelo
Carlos: Hi, I need some paint for my house. Can you help me find the right one?
Oi, preciso de tinta para minha casa. Você pode me ajudar a encontrar a certa?
Anna: Of course! What color are you looking for?
Claro! Qual cor você está procurando?
Carlos: I’m thinking of a light blue for the living room.
Estou pensando em um azul claro para a sala de estar.
Anna: We have several shades of blue. Do you want matte or glossy finish?
Temos várias tonalidades de azul. Você quer acabamento fosco ou brilhante?
Carlos: I prefer a matte finish, but it has to be durable.
Eu prefiro um acabamento fosco, mas tem que ser durável.
Anna: In that case, I recommend our premium matte paint. It’s designed for high-traffic areas.
Nesse caso, eu recomendo nossa tinta fosca premium. Ela é projetada para áreas de alto tráfego.
Carlos: Sounds perfect! Do you have any paint brushes to go with it?
Parece perfeito! Vocês têm pincéis para usar com ela?
Anna: Yes, we have a variety of brushes. Would you like a set or individual brushes?
Sim, temos uma variedade de pincéis. Você gostaria de um conjunto ou pincéis individuais?
Carlos: I’ll take a set. How much will that be?
Vou levar um conjunto. Quanto vai dar isso?
Anna: The set is $30, and the paint is $50 for a gallon.
O conjunto custa $30, e a tinta é $50 por galão.
Vocabulário
Paint - Tinta
Color - Cor
Light blue - Azul claro
Living room - Sala de estar
Matte finish - Acabamento fosco
Glossy finish - Acabamento brilhante
Durable - Durável
Premium - Premium
Brushes - Pincéis
Set - Conjunto
Perguntas
1- What color does Carlos want for his living room?
Que cor Carlos quer para sua sala de estar?
2- What type of finish does Carlos prefer for the paint?
Que tipo de acabamento Carlos prefere para a tinta?
3- Why does Carlos want a durable paint?
Por que Carlos quer uma tinta durável?
4- What is the advantage of premium matte paint for high-traffic areas?
Qual é a vantagem da tinta fosca premium para áreas de alto tráfego?
5- Does Carlos want individual brushes or a set?
Carlos quer pincéis individuais ou um conjunto?
6- How much is the set of paint brushes?
Quanto custa o conjunto de pincéis para pintura?
7- What is the price of a gallon of paint?
Qual é o preço de um galão de tinta?
8- Why might Carlos need durable paint for his living room?
Por que Carlos pode precisar de tinta durável para sua sala de estar?
9- What are the differences between matte and glossy finishes?
Quais são as diferenças entre acabamento fosco e brilhante?
10- What would be a good choice of paint for a high-traffic area?
Qual seria uma boa escolha de tinta para uma área de alto tráfego?
11- Why is it important to choose the right finish when painting?
Por que é importante escolher o acabamento certo ao pintar?
12- What would happen if Carlos used a glossy finish in his living room?
O que aconteceria se Carlos usasse acabamento brilhante na sala de estar?
13- What are some other materials that Carlos might need for his painting project?
Quais são outros materiais que Carlos pode precisar para seu projeto de pintura?
14- How can you prepare a wall before painting?
Como você pode preparar uma parede antes de pintar?
15- What factors should you consider when choosing paint for a room?
Quais fatores você deve considerar ao escolher tinta para um cômodo?
16- How do you maintain brushes after using them for painting?
Como você mantém os pincéis depois de usá-los para pintar?
17- What are the benefits of using high-quality paint in a home?
Quais são os benefícios de usar tinta de alta qualidade em uma casa?
18- How does the type of surface affect the choice of paint?
Como o tipo de superfície afeta a escolha da tinta?
19- Can you use the same paint for both indoor and outdoor projects?
Você pode usar a mesma tinta para projetos internos e externos?
20- What would happen if you chose cheap paint for an important room?
O que aconteceria se você escolhesse tinta barata para um cômodo importante?
Perguntas que incentivam respostas longas
1- If you were choosing paint for your home, what factors would influence your decision?
Se você estivesse escolhendo tinta para sua casa, quais fatores influenciariam sua decisão?
2- How do you decide between matte and glossy finishes for different rooms?
Como você decide entre acabamentos foscos e brilhantes para diferentes cômodos?
3- What are the benefits of using premium paint compared to regular paint?
Quais são os benefícios de usar tinta premium em comparação com tinta comum?
4- How important is the durability of paint when you are renovating a house?
Quão importante é a durabilidade da tinta quando você está reformando uma casa?
5- What is your experience with choosing the right tools and materials for a painting project?
Qual é a sua experiência ao escolher as ferramentas e materiais certos para um projeto de pintura?
6- How would you explain the process of painting a room to a beginner?
Como você explicaria o processo de pintar um cômodo para um iniciante?
7- What are the best tips for maintaining paint brushes after a big project?
Quais são as melhores dicas para manter os pincéis de pintura após um grande projeto?
8- Why is it important to test the color of paint before buying it in large quantities?
Por que é importante testar a cor da tinta antes de comprá-la em grandes quantidades?
9- How do you think the choice of paint can affect the mood of a room?
Como você acha que a escolha da tinta pode afetar o ambiente de um cômodo?
10- What are some common mistakes people make when painting their home?
Quais são alguns erros comuns que as pessoas cometem ao pintar suas casas?